quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Dez nomes e dez rostos nas eleições de domingo


O sorteio de ordenação das candidaturas no boletim de voto foi generoso com Henrique Neto e os seus apoiantes têm sabido explorar essa vantagem. Na manhã de domingo, no mercado de Pataias, era recorrente o pregão: “a 24 de janeiro vota no primeiro”.

De uma lista de 10 candidatos, Henrique Neto é o primeiro a surgir e Paulo de Morais o último. O boletim de voto a preencher pelos eleitores no próximo domingo, terá a configuração que se pode ver no modelo ao lado, retirado da página online da Comissão Nacional de Eleições.

No boletim para a eleição do Presidente da República não constam os partidos políticos que apoiam as diferentes candidaturas. Também não são utilizados prefixos no nome dos candidatos nem alcunhas, pelo que não adianta procurar pelo Professor Marcelo nem pelo Tino de Rans.

As eleições presidenciais de domingo são aquelas que, até à data, registam um maior número de candidatos. A 29 de dezembro, o Tribunal Constitucional decidiu admitir as dez candidaturas que lhe chegaram, uma vez verificada a autenticidade dos documentos e a elegibilidade dos candidatos.

Um deles pode ser eleito Presidente da República já no próximo domingo, desde que obtenha mais de 50% dos votos. Se tal não acontecer, haverá uma segunda volta entre os dois candidatos que tenham obtido maior número de votos. A existir um segundo sufrágio, terá lugar a 14 de fevereiro.

O mandato do Presidente da República é de cinco anos, podendo exercer no máximo dois mandatos consecutivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário