domingo, 24 de janeiro de 2016
Henrique Neto quinto mais votado na Marinha Grande
"Continuarão a ver-me a criticar o que deve ser criticado e a propor ao país e aos portugueses aquilo que deve ser proposto. Viva Portugal!" - Reacção de Henrique Neto aos resultados eleitorais
Publicado por Henrique Neto em Domingo, 24 de Janeiro de 2016
Num concelho ganho por Marcelo Rebelo de Sousa com 38,25% (6.242 votos), Henrique Neto (863 votos) ficou ainda atrás de António Sampaio da Nóvoa, que conseguiu 24,64% (4.022 votos), de Marisa Matias, apoiada pelo Bloco de Esquerda, com 14,80% (2.416 votos), e de Edgar Silva, apoiado pelo PCP, que obteve 7,79% (1.272 votos).
Henrique Neto, 79 anos, foi cofundador da Iberomoldes, um dos principais grupos mundiais em engenharia de desenvolvimento de produtos e moldes.
Apoiantes de Cândido Ferreira querem que candidato prossiga ação política
![]() |
Cândido Ferreira contou com o apoio da antiga professora primária, Edite Tavares |
No restaurante Pé do Rio, em Leiria, numa sala recheada de apoiantes, Cândido Ferreira acompanha a noite eleitoral.
O candidato diz que o seu resultado não o surpreendente. A sua campanha foi "de causas" e foi "discriminada pela comunicação social", argumenta.
Cândido Ferreira tem já algumas causas que pretende defender no futuro e conta apresentar algumas dessas questões ao presidente eleito, adianta.
Entretanto, entre os apoiantes presentes no restaurante, há quem comente que a ação política de Cândido Ferreira "não pode ficar por aqui".
Cândido Ferreira: "Tenho a certeza que podia ter sido um bom Presidente da República"
Publicado por Região de Leiria em Domingo, 24 de Janeiro de 2016
Sedes do PSD e CDS-PP em Leiria fechadas, PS praticamente deserto
Cerca das 21h15 a sede do PSD em Leiria estava fechada. Nada faz adivinhar que se trata de uma noite eleitoral. Não há, para já, qualquer sinal de simpatizantes da candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.
O mesmo acontece ali, a poucos metros, na sede do CDS-PP, igualmente de portas fechadas.
Cenário idêntico na vizinha sede do PS: embora se portas abertas esta praticamente deserta.
"O país e Leiria estão de luto", defende-se na sede Sampaio da Nóvoa em Leiria
"O país e Leiria estão de luto", afirma Júlio Bilhota Xavier, mandatário distrital de Sampaio da Nóvoa, que em Leiria está a acompanhar a noite eleitoral.
O mandatário do candidato lamenta que "o país não tenha escolhido o presidente de todos os portugueses" que, no seu entender, "seria Sampaio da Nóvoa".
Bilhota Xavier mostra pouca crença numa eventual segunda volta e adianta que Marcelo Rebelo de Sousa terá sido eleito "sem que efectivamente seja possível saber que tipo de presidente será".
O mandatário lamenta ainda que "os portugueses não tenham estudado as propostas dos candidatos", tendo sido "uma eleição baseada na imagem".
Em Leiria, numa sede em que se encontram cerca de três dezenas de apoiantes, Bilhota Xavier considera que "se a campanha tem durado mais uma semana, o resultado teria sido diferente", atendendo "à tendência de crescimento de Sampaio da nóvoa e de descida de Marcelo Rebelo de Sousa".
Presidenciais 2016Bilhota Xavier, mandatário distrital da candidatura de Sampaio da Nóvoa: "Hoje é um dia triste para Portugal e para Leiria"
Publicado por Região de Leiria em Domingo, 24 de Janeiro de 2016
No Bloco de Esquerda Leiria festeja-se resultado de Marisa Matias e espera-se por segunda volta
Sede do Bloco de Esquerda em Leiria está cheia enquanto se aguarda pelos resultados finais. Heitor de Sousa, deputado do BE eleito por Leiria, diz-se satisfeito com as projeções que apontam um bom resultado para Marisa Matias.
Heitor de Sousa acredita que será o melhor resultado de sempre de candidatos apoiados pelo BE e aguarda pelo cenário, ainda possível, de uma segunda volta:
"Se acontecer será por uma margem mínima, mas um bom resultado de Marisa Matias e uma segunda volta seria a cereja em cima do bolo", afirma.
Presidenciais 2016Heitor de Sousa, deputado do Bloco de Esquerda, eleito pelo círculo de Leiria: "Bom resultado de Marisa Matias e uma segunda volta seria a cereja em cima do bolo".
Publicado por Região de Leiria em Domingo, 24 de Janeiro de 2016
Projeções da SIC e TVI dão vitória a Marcelo à primeira volta, sondagem da RTP não exclui segunda volta
As projeções da SIC e da TVI apontam para a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa nas eleições presidenciais de hoje enquanto a sondagem da RTP não exclui uma segunda volta, com um intervalo entre 49 e 54% dos votos.
Afluência às urnas às 16 horas: 37,69%
A afluência às urnas às 16 horas foi de 37,69% dos eleitores (3671681 votantes), dados nacionais divulgados pela Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna.
Nas Presidenciais 2011, à mesma hora, foi 35,16% e nas Presidenciais 2006 havia 45,56% de votantes.
As mesas de voto estão abertas até às 19 horas de Portugal continental.
423.700 cidadãos habilitados a votar pelo círculo de Leiria
Leiria é o sexto círculo com mais eleitores recenseados para as Presidenciais 2016, segundo dados da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna, divulgados pelo jornal "Público": 423.700 cidadãos com direito a voto.
Afluência às urnas até às 12 horas superior às Presidenciais de 2011
Até às 12 horas, votaram 15,82% dos eleitores recenseados, segundo dados da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna. Votaram pouco mais de milhão e meio de eleitores.
Nas Presidenciais de 2011, até às 12 horas a afluência foi 13,39%. No final, a abstenção situou-se nos 53,48%
Para o sufrágio de hoje estão inscritos um total de 9.741.792 eleitores, 85.318 mais do que em 2011.
Nas Presidenciais de 2011, até às 12 horas a afluência foi 13,39%. No final, a abstenção situou-se nos 53,48%
Para o sufrágio de hoje estão inscritos um total de 9.741.792 eleitores, 85.318 mais do que em 2011.
Mais de 9,7 milhões de eleitores votam hoje para eleger próximo Presidente
Mais de 9,7 milhões de eleitores são hoje chamados a escolher o novo Presidente da República, que irá substituir Cavaco Silva, sendo dez os candidatos, o que constitui um recorde de nomes no boletim de voto.
Se um dos candidatos obtiver mais de 50 por cento dos votos será eleito já hoje chefe de Estado, mas caso contrário haverá uma segunda volta, a 14 de fevereiro, com os dois concorrentes mais votados.
Os dez candidatos aparecem no boletim de voto pela seguinte ordem: Henrique Neto, António Sampaio da Nóvoa, Cândido Ferreira, Edgar Silva, Jorge Sequeira, Vitorino Silva (Tino de Rans), Marisa Matias, Maria de Belém, Marcelo Rebelo de Sousa e Paulo Morais.
Para o sufrágio de hoje estão inscritos um total de 9.741.792 eleitores, 85.318 mais do que em 2011.
As mesas de voto estarão abertas entre as 8 horas e as 19 horas em todo o país, mas, devido à diferença horária, as urnas nos Açores abrem e fecham uma hora mais tarde em relação à hora de Portugal Continental e da Madeira.
Dos dez aspirantes a chefe de Estado, apenas Maria de Belém, Henrique Neto e António Sampaio da Nóvoa votam na região da grande Lisboa.
O candidato Marcelo Rebelo de Sousa exerce o seu direito de voto em Celorico de Basto (Braga), Vitorino Silva em Penafiel (Porto), Edgar Silva no Funchal, Marisa Matias em Coimbra e Cândido Ferreira em Leiria, enquanto Paulo de Morais e Jorge Sequeira votam no Porto.
Em 2011, Cavaco Silva foi reconduzido no cargo de chefe de Estado na primeira volta, com um resultado de 53,14%.
Dos restantes candidatos, Manuel Alegre conseguiu 19,67% dos votos, Fernando Nobre 14,04%, Francisco Lopes 7,05%, José Coelho 4,52% e Defensor de Moura 1,58%.
Nas últimas eleições, a abstenção também subiu para valores recorde, situando-se nos 53,56%.
A menor abstenção verificou-se na reeleição de Ramalho Eanes, em 1980 (15,61 por cento).
No pós-25 de Abril foram eleitos por sufrágio universal e direto Ramalho Eanes, Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva, e todos foram reeleitos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje em Portugal Continental céu pouco nublado e temperaturas máximas amenas, não estando prevista precipitação em todo o território.
Subscrever:
Mensagens (Atom)